Na próxima quinta-feira (12), o SIPROMAG realizará duas assembleias, a primeira será às 18h00 para apresentar e deliberar vários assuntos de interesse da categoria e a segunda assembleia às 19h15 tratará especificamente da eleição dos representantes dos trabalhadores da educação para o Conselho de Alimentação Escolar (CAE).
As assembleias serão realizadas na Rua: Reverendo Israel Vieira Ferreira, nº 42, Bairro Jardim Noronha.
Na primeira assembleia, a pauta do edital apresenta, discuti e delibera sobre: a proposta da reforma da previdência municipal em fase de análise interna pelos conselhos deliberativo e fiscal do IPREM; reapresentação da pauta da data base 2022, destacando as propostas aprovadas e não aprovadas pela prefeitura e delibera ações; trata a nova lei do Fundeb, aplicação do recurso Fundeb 70 e 30 e o rateio do Fundeb; adicional para graduação, pós-graduação, pauta da data base 2022 e a verdadeira realidade dos planos de carreiras; os desafios pedagógicos e administrativos apresentados pelos professores; merenda na escola, a origem dos recursos financeiros, a legislação federal e o CAE; confraternização do Sipromag e outras propostas de interesse da categoria.
Tratando da pauta da assembleia citada acima, um dos assuntos que está circulando entre os servidores é uma possível reforma da previdência municipal. O sindicato recebeu extraoficialmente uma minuta do projeto de alteração na previdência municipal e devido as diversas dúvidas dos professores será apresentado alguns pontos da proposta esclarecendo o que for possível, mediante aos dispositivos da minuta.
Outros assuntos da pauta é a nova lei do Fundeb, o repasse e aplicação dos recursos, o rateio em 2021 e a possível realidade a partir do presente ano e também a atual situação das reivindicações da categoria, pauta da data base 2022 discutindo e deliberando ações.
Ainda, volta a fazer parte da pauta, os desafios administrativos e pedagógicos vivenciados por professores e profissionais da educação dentro das escolas, aos quais o sindicato continua recebendo reivindicações diárias dos professores, mesmo após a situação ser apresentada em reunião na secretaria de educação. Nesse sentido, o sindicato considera de extrema importância os profissionais da educação apresentarem na assembleia, um documento escrito, digitado, assinado relatando as situações e as reivindicações diárias enfrentadas nas escolas, no que diz respeito ao ponto eletrônico, a aprendizagem dos alunos e as barreiras, a disciplina, a alimentação, as reuniões pedagógicas dentro e fora da escola, a insegurança e outras.
Na sequência, também se faz necessário abordar a verdadeira situação que vem ocorrendo em relação aos planos de carreiras cobrados pelos tribunais de contas, plano decenal de educação, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, os que tem por meta o incentivo a formação continuada, o estudo para valorizar os profissionais da educação e na verdade o que vem acontecendo é totalmente o contrário, os planos de carreira estão transformando num documento que não assegura valorização, melhores salários aos profissionais da educação. Participem e saibam o que está acontecendo!
Essas e outras situações serão apresentadas, discutidas e deliberadas pela categoria em assembleia e às 19:15 será realizada a segunda assembleia de eleição dos representantes da educação para o CAE.
Enfim, é dever do profissional cumprir com sua função e carga horária, fazer o melhor para o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos, respeitar o outro, dedicar e ser um bom profissional, mas, também é direito do trabalhador ser respeitado e lutar por nenhuma conquista e direito a menos, direito à liberdade de expressão, sem pressão ou coação, estar atento a realidade atual não deixando os afazeres do rotina consumir o tempo e a disposição para lutar por sua profissão, pois um ambiente educacional pede respeito, harmonia, humanização, saúde física e mental.
Participem da assembleia, você profissional da educação, efetivo e contratado, filiado e não filiado tem o direito de participar das assembleias dos sindicatos, manifestar, conhecer as leis e seus direitos, reivindicar e lutar por melhores condições de trabalho, por respeito a sua jornada de trabalho e cumprimento das atribuições de função, por salário digno e no caso do magistério pelo reajuste do piso salarial da categoria.
Edital de convocação Assembleia extraordinária geral:
Edital da assembleia de escolha dos representantes do CAE: