A luta do sindicato para garantir o pagamento do piso integral para 24 horas continua, conforme desejo da categoria que foi aprovado em assembleia no final de 2022. O salário do magistério em Pouso Alegre sofre um arrocho grave nos últimos 6 anos, em 2016 o pagamento era integral para 24 horas. Com uma política de desvalorização que efetuou apenas a recomposição inflacionária nesse período, infelizmente o pode de compra do salário teve uma perda muito grande nesse período.
A lei do piso salarial dos professores, sancionada em 2008, estabelece que o reajuste deve ser feito anualmente, no mês de janeiro. O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou nesta segunda-feira (16) um reajuste de quase 15% no piso salarial dos professores, que passará de R$ 3.845,63 para R$ 4.420,55.
Pouso Alegre é uma cidade polo, economia forte, está entre os municípios que tem as maiores arrecadações de Minas Gerais e tem total condições de valorizar os educadores e promover um dos melhores sistemas de educação do estado.

O prefeito de Muriaé, Marcos Guarino, deu um grande exemplo de valorização da educação e dos servidores públicos, com o anúncio que irá conceder o aumento estipulado pelo MEC de 14,95% para o ano de 2023.
“Esse já é um bom sinal de esperança para tratarmos com a prefeitura de Pouso Alegre sobre o piso salarial do magistério. Esperamos mais sensibilidade do atual gestor prefeito Coronel Dimas, que afirmou em evento com a educação que os profissionais seriam valorizados e nesse sentido que iremos trabalhar, procurando o diálogo e o melhor para a categoria” afirmou Dulcinéia Costa- presidente do Sipromag.
Ofício protocolado na Prefeitura de Pouso Alegre: